Equipe Multidiciplinar

 

Com o passar do tempo, a evolução dos métodos de pesquisa e as descobertas e reflexões sobre a natureza do homem, cada vez mais ficou evidente que o ser humano só pode ser compreendido e "tratado" de seus males (físicos ou psíquicos) se nosso olhar para ele for mais completo e o entendermos como um organismo complexo onde as dimensões bio-psíquico-social interagem na sua constituição e funcionamento. Por esse motivo, não se deve conceber um tratamento que não leve em consideração essas dimensões.

Assim é necessário que a equipe de tratamento seja composta de várias especialidades, médicas e não médicas. No HFC, esta Equipe Multidisciplinar, conta com vários profissionais de formações e áreas de conhecimento diversas:

Nutrição Clínica - tem como objetivo e responsabilidade a prescrição da terapia específica, seja enteral ou parenteral, avaliando diariamente os pacientes que necessitam deste aporte.

Psicologia - tem como atuação a escuta terapêutica que faz parte das ações de humanização para com o cliente. Além disso, a pessoa é analisada como um todo, enfatizando o que pensa sobre si, sua doença e como vivencia esse momento. Seguindo esta linha de atuação, o psicólogo irá utilizar técnicas para revelar informações sobre o paciente que possam auxiliar nas terapias com os demais membros da Equipe Multidisciplinar. Além de acolher as dificuldades, atuando como intermediador e possibilitando a interpretação deste momento, tanto para o paciente quanto para a equipe.

Serviço Social - trabalha para atender as necessidades sociais dos clientes, defendendo os direitos básicos do cidadão. O assistente social é um profissional qualificado que, privilegiando uma intervenção investigativa, analisa as condições de vida dos seus clientes e os orienta sobre como acessar informações, direitos e serviços sociais de maneira geral para atender as suas necessidades sociais, na busca de uma qualidade de vida melhor.

Terapia Ocupacional – tem como objetivo auxiliar o indivíduo a fazer ou refazer suas atividades, respeitando o que ele quer, o que gosta e o que precisa, de acordo com suas possibilidades.

Fonoaudiologia - atua com o paciente ainda no leito de forma precoce, preventiva, intensiva, pré e pós-cirúrgica, com o objetivo maior de impedir ou diminuir as sequelas nas formas de comunicação e deglutição que a patologia possa deixar. No setor materno-infantil, a fonoaudiologia atua com o intuito de promover ganho de peso nos recém-nascidos, instalar as funções estomatognáticas de forma adequada, incentivar ao aleitamento materno, bem como, realizar o diagnóstico e prevenção de perdas auditivas (por meio do Teste da Orelhinha).

Fisioterapia - com uma equipe de fisioterapeutas especializados e qualificados, que visam além do atendimento, a avaliação global do cliente, o fisioterapeuta avalia o cliente e seus exames, concedendo o diagnóstico fisioterapêutico e traça seus objetivos e condutas de tratamento.

 

Central de Atendimento

(19) 3403-5180 / (19) 3403-2800