- Selecione uma das opções abaixo!

Olá!

Você está acessando um conteúdo com informações muito importantes para o paciente e seus familiares, durante o período de internação em nosso hospital.
O Manual de Orientações do HFC irá lhe informar sobre as normas gerais, regras, horários e cuidados importantes para a segurança e conforto de todos.
Sugerimos que você faça a leitura completa do conteúdo, separado por tópicos listados nos links à esquerda.
Caso qualquer informação ainda lhe cause dúvidas, favor solicitar a um de nossos gestores internos.

Att.,
Hospital dos Fornecedores de Cana de Piracicaba

INTERNAÇÃO

Antes de qualquer cirurgia, o paciente e/ou seu acompanhante (se houver) deverão receber explicações pela equipe médica sobre o procedimento que será realizado, com os benefícios esperados e intercorrências que possam ocorrer, exceto numa situação de urgência na qual não haja tempo hábil. Após receber essas informações, o paciente ou seu acompanhante deverão assinar o "TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO CIRÚRGICO", declarando que compreenderam o teor da explicação;

O paciente também receberá as informações sobre anestesia, quando necessária sua utilização, assinando após compreensão do procedimento, outro "TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO ANESTÉSICO";

A internação só poderá ser realizada sob responsabilidade de um médico devidamente cadastrado em nosso Corpo Clínico;

Caso contrário, o paciente será encaminhado ao SUE (Sistema de Urgência e Emergência), onde o médico plantonista realizará o pedido oficial de internação;

Em caso de alta a pedido, o paciente e/ou seu acompanhante deverá preencher e assinar o TERMO DE ALTA A PEDIDO, isentando toda equipe hospitalar de qualquer responsabilidade de tal ato. Será resguardada a decisão médica de desrespeitar tal direito do paciente que se encontre em situação clínica que o exponha risco a vida, ou com possibilidade de dano irreparável à saúde;

Em nenhum momento da internação o HFC ligará aos acompanhantes e familiares do paciente solicitando depósitos monetários prévios a realização de qualquer procedimento, assim, todos os assuntos financeiros durante a internação serão tratados pessoalmente, nas dependências do local.

DIREITOS

Ter um atendimento humano, atencioso e respeitoso, por parte de todos os colaboradores da Instituição;

Ter segurança e integridade física, visto que o HFC possui em suas instalações o controle de acesso;

Não sofrer preconceitos de origem, raça, credo, sexo, cor, idade, diagnóstico e quaisquer outras formas de preconceito por parte de todos os profissionais que atuam na Instituição;

Os pacientes abaixo de 18 anos e acima de 60 anos possuem direito a acompanhamento integral de pais ou responsável legal, garantindo humanidade a seu tratamento e assegurando direito à família durante seu processo de hospitalização. Nos casos de Unidades de Terapia Intensiva, o acompanhamento integral somente será possível mediante autorização do Médico;

Ter seu prontuário elaborado de forma legível e poder consultá-lo de acordo com a legislação vigente e as normas da Instituição;

Receber dos colaboradores habilitados presentes no local, auxílio para a melhoria de seu conforto e bem-estar;

Receber ou recusar assistência moral, psicológica, social e religiosa;

Consentir ou recusar, de forma livre, voluntária e esclarecida, após ter recebido adequada informação, procedimentos diagnósticos, terapêuticos e cirúrgicos a serem nele realizados. Revogar, desde que não haja risco iminente de morte e desde que o procedimento ainda não tenha ocorrido, qualquer consentimento que tenha sido dado anteriormente, por decisão livre, consciente e esclarecida, sem que lhe sejam imputadas sanções morais ou legais;

Participar do processo de cuidado sendo orientado e treinado, se necessário, sobre como conduzir seu tratamento após alta;

Ter informações, simples e compreensivas, adaptadas a sua condição cultural, sobre as ações diagnósticas e terapêuticas;

Ser resguardado de seus segredos, por meio da manutenção do sigilo profissional, desde que não acarrete riscos a terceiros ou à saúde pública;

Expressar suas sugestões, queixas ou elogios aos setores de Acolhimento (Serviço Social, Hotelaria ou Ouvidoria)

DEVERES

O paciente deverá seguir as instruções recomendadas pela equipe multiprofissional, sendo responsável pela sua recusa;

Respeitar as rotinas e protocolos da Instituição;

Fornecer informações confiáveis sobre o histórico de saúde, doenças, procedimentos médicos, entre outros a fim de proporcionar uma avaliação adequada do estado em que se encontra;

Cabe a cada paciente respeitar a privacidade, o silêncio e o espaço físico, tal como a opção sexual, étnica e racial dos demais pacientes, colaboradores e prestadores de serviços;

Acompanhantes, visitantes e cuidadores não visitarem quartos de outros pacientes;

Não manipular equipamentos hospitalares;

Não manipular/preparar leite no setor de Pediatria, pois o HFC contém um setor específico para o preparo, zelando pela segurança;

O paciente não deve tomar nenhum medicamento sem o conhecimento da enfermagem;

Não é permitido fumar nas dependências do HFC conforme Lei n° 13.541 e Decreto n° 54.311;

Para maior segurança do paciente não é permitida entrada de qualquer tipo de alimento e bebida (alcoólicas ou não), seja para o consumo do paciente ou acompanhante, bem como qualquer pedido de serviços externos de entrega (“delivery!”);

Não é permitido entrar nas salas de serviços: postos de enfermagem, copas e áreas exclusivas dos colaboradores. Orientamos que, quando necessitar de algum serviço e/ou auxilio, acione a campainha (ao lado do leito);

O setor de Farmácia do HFC não se responsabilizará por medicamentos não padronizados pelo hospital e que seja de uso contínuo do paciente, ficando este ou o responsável legal a reponsabilidade pela aquisição para continuidade do tratamento;

Acompanhantes ou visitantes que insistirem em desrespeitar as Normas Internas do Hospital, ou mantiverem condutas inapropriadas perante demais pacientes e seus acompanhantes, equipe médica, colaboradores do local, entre outras, e tais condutas possam interferir no andamento do atendimento do paciente que este acompanha, poderá ser orientado a não mais acompanhar o caso, inclusive sob pena do Hospital tomará as medidas cabíveis de forma a resguardar a continuidade na prestação dos serviços médicos

ACOMODAÇÕES

O HFC não se responsabilizará por objetos pessoais (telefone celular, documentos, dinheiro, cartões, joias, e demais objetos deixados nas acomodações pelos pacientes e acompanhantes);

Para prevenir as infecções é importante seguir alguns cuidados:

  • Higienizar as mãos (com água e sabão ou álcool gel) antes e após entrar no quarto do paciente;
  • Não sentar/deitar na cama do paciente;
  • Não trazer travesseiros e cobertores.

Disque 4: Os leitos Apartamentos dispõe do serviço de atendimento personalizado 24 horas nos quesitos: enxoval, limpeza, manutenção e alimentação. Para falar com um de nossos hoteleiros, disque 4 do telefone de sua acomodação.

TV Doutor: Todas as recepções possuem uma programação com conteúdo saudável e orientações para uma melhor qualidade de vida.

Chek in - Check out: Os pacientes são recebidos e acompanhados para a sua acomodação pelos mensageiros no momento de sua internação e alta hospitalar.

Transporte interno ou externo: Garantindo a segurança e qualidade dos serviços, todo paciente é acompanhado por um responsável técnico de enfermagem durante o trajeto para realização de exames, centro cirúrgico e procedimentos externos.

SERVIÇOS DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA

Café.com (máquinas interativas para uso exclusivo de visitantes e acompanhantes): localizada na Recepção de Internação (andar 0), à disposição 24 horas.

HORÁRIOS DAS REFEIÇÕES
PERÍODO HORÁRIO
Café da Manhã 7 às 7h30
Almoço 11 às 11h30
Lanche 14 às 14h30
Jantar 17 às 17h30
Ceia 19h30 às 20h

Para acompanhantes:
Informações Setor de internação
Telefone: 19 3403-2861
Localização: Andar 0

HORÁRIOS DE VISITA – INTERNAÇÃO

HORÁRIOS DE VISITAS
SETOR HORÁRIO
Visita Leitos
Apartamentos
8h às 21h
(1 acompanhante ou 4 visitantes máximo de 4 pessoas)
Visita Leitos
Coletivos
13h30 às 21h
(1 acompanhante ou 2 visitantes máximo de 2 pessoas)

Troca de acompanhante: 06h às 08h, 11h às 12h e 13h30 às 21h (demais horários somente com autorização via sistema pelo enfermeiro da unidade);

Pediatria (Leitos Método Canguru): pai ou responsável das 07h00 às 22h00, e os demais visitantes das 15h às 15h40 (somente 2 pessoas sem revezamento);

Visitantes maiores de 12 (doze) anos deverão apresentar documento de identidade (RG) obrigatoriamente junto à Portaria;

Visitantes menores de 12 (doze) será permitida a entrada mediante autorização prévia da equipe de enfermagem;

Informações sobre o estado de saúde do paciente, devem ser solicitadas apenas ao médico em seu horário de visita.

HORÁRIOS DE VISITA – UTI’S ADULTO

HORÁRIOS DE VISITAS
SETOR HORÁRIO
UTI Geral A 16h30
UTI Geral B 16h
UCO 15h30
UTI Cardio 17h
HORÁRIO ADICIONAL das 10h30 às 11h e das 19h30 às 20h
UTI Emergência
16h

Serão admitidas apenas 2 (duas) pessoas no setor, com 1 (uma) hora de permanência;

O revezamento ocorrerá mediante autorização médica e/ou enfermeiro da Unidade;

Disponibilizamos o telefone 19 3403-2812 (boletim médico) para que os familiares consultem o estado clínico do paciente. As informações passadas serão: grave, regular, ruim ou estável (atualizado as 10h e às 16h);

Caso o cliente receba alta da UTI, será necessário a presença de um responsável para realizar a transferência (enfermagem fará contato via telefone com familiar).

HORÁRIO DE VISITA – UTI PEDIÁTRICA

HORÁRIOS DE VISITAS
SETOR HORÁRIO
UTI Neonatal / Pediátrico Pais - 11h às 22h
Avós - 16h30 às 17h10
UCI Pais - 7h às 22h
Avós - 16h30 às 17h10

HORÁRIO DE VISITA - HFC MATERNO

HORÁRIOS DE VISITAS
SETOR HORÁRIO
Visita Leitos
Apartamentos
8h às 21h
(1 acompanhante ou 4 visitantes máximo de 4 pessoas)
Visita Leitos
Coletivos
13h30 às 21h
(1 acompanhante ou 2 visitantes máximo de 2 pessoas)

Gestantes/Puérperas: Será permitido 1 (um) acompanhante de livre escolha da paciente, durante o período de internação;

Tratamento clínico/gestantes: Seguir o horário de visita estabelecido pela instituição (apartamento/coletivo);

Crianças menores de 12 (doze) anos a visita é liberada das 18h30 às 19h00;

Observação: Os demais visitantes deverão seguir o horário de visita coletivo ou apartamento.

ALTA HOSPITALAR

No momento da alta o paciente e seu responsável receberão orientações específicas quanto a continuidade dos cuidados extra hospitalares por uma equipe multiprofissional;

Os familiares devem se programar quanto a alta hospitalar: trazer roupas apropriadas, organizar o meio de transporte (com suporte da Enfermeira do setor) para o paciente e responsável legal, assinatura da alta e orientações;

O CAIXA fornece completa orientação a respeito dos depósitos e extratos da conta da internação, que podem ser solicitados diariamente, das 7h às 17h. Caso o paciente deixe o hospital entre 17h e 7h, finais de semana e feriados, ele ou seu responsável, deve solicitar o fechamento de sua conta, que será processada somente no próximo dia útil após alta;